Barbie👩🏼

By Marlise Vidon - 9/30/2022 06:09:00 AM

 

Interessante o envelhecimento. Conversei com uma mulher linda e descolada, 50 plus, que está assumindo seus cabelos brancos. Me contou que um rapaz no supermercado disse a ela para se cuidar, como se os cabelos brancos significassem desleixo. Ela riu e com bom humor respondeu que se cuida mais hoje do que quando pintava seus cabelos semanalmente.

Inversamente, fiquei ciente de que hoje mulheres de 30+ estão implantando chips de beleza, se submetendo a doses hormonais excessivas e pouco estudadas, além de estarem tomando um soro milagroso da beleza. Tal tratamento além de caríssimo carece de comprovação científica e deveria sim, ser fiscalizado pelo CRM.  

A busca eterna pela juventude massacra principalmente mulheres, as mais cobradas culturalmente. É uma nova forma de escravidão. Elas se esquecem de que se cuidar significa comer bem, exercitar, manter vínculos afetivos saudáveis e ter contato com a natureza. Esquecem também de que a velhice virá de qualquer forma (exceto para quem morrer antes). A beleza externa definitivamente irá mudar, mesmo com todos os tratamentos estéticos disponíveis. Não significa que a beleza irá acabar. Irá tomar novas formas, envelhecer.

Por sua vez, há homens que não desejam suas mulheres depois que envelhecem. No seu íntimo, o desejo se associa à juventude. Caminharam juntos, criaram filhos, construíram patrimônio. Mas o desejo se perdeu com o tempo, nas rugas, nos quilos a mais. Com isso, deixam de viver uma fase que poderia ser sexualmente livre. Não enxergam suas mulheres idosas como gostosas. Saem em busca da juventude perdida em outras relações. Por outro lado, há mulheres que só se despertam por jovens. Querem se sentir desejadas e atraentes. Buscam rapazes e ali na frente, reclamam de traição ou falta de conexão. Claro, há exceções, pessoas que se amam apesar da idade e aparência. 

O culto à beleza, à Barbie, assombra o envelhecimento. Nada contra um procedimento que a faça se sentir melhor, sem exageros, sem neura. Nada contra pintar cabelo, se gosta deles de outra cor. Mas sejamos sensatos, para não nos perdermos no caminho.

No fim, o que tememos com o envelhecimento, é a finitude e a morte.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments