Bons tempos?

By Marlise Vidon - 1/26/2024 09:19:00 AM

 O prognóstico

Paciente com mais de 100 anos, em uso de inúmeras medicações para sono, ansiedade e humor, veio me dizer que não está vendo prognóstico algum de morte para si. Amo meus pacientes, eles saem e eu fico rindo das histórias (por vezes chorando).

Como alguém com mais de 100 anos, lúcido, não se vê morto num futuro próximo?

Penso que o envelhecimento e suas perdas nos preparem para despedidas. Porém a cada dia vejo mais e mais idosos aproveitando a vida, botando pra quebrar. Antes uma “senhora” de 70 anos tinha os cabelos brancos, usava vestido de florzinha e ficava em casa tricotando, esperando os netos e porventura a morte. Hoje idosos de 80 anos estão namorando, malhando, de cabelo pintado e roupa de ginástica. O que ocorre é que infelizmente nem sempre há suporte familiar e/ou aposentadoria adequados à mudança cultural.

Isto me remete ao meu próprio futuro, pois se irei viver tanto, sem garantia alguma de uma cognição que me permita ser independente, até que ponto compensa a evolução da medicina em prolongar a vida?

Novos tempos. Bons tempos?


  • Share:

You Might Also Like

2 comments